O Embaixador da Noruega no Brasil e representantes do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW) visitaram o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM) em Belém para discutir investimentos relacionados ao Fundo Amazônia com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e com o Programa Munícipios Verdes (PMV).
O Fundo Amazônia promove a conservação e o uso sustentável de florestas no bioma amazônico. Os recursos financeiros são levantados e gerenciados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento e a Noruega contribui com mais de 90% do capital, em sua maioria vindo pelo banco alemão KFW.
O Governo do Pará investiu esses recursos na descentralização da gestão ambiental e no fortalecimento da monitoração ambiental no estado através da aquisição da infraestrutura necessária, como veículos e equipamentos para a inspeção e atividades ambientais.
Durante a reunião, os representantes do estado enfatizaram o desenvolvimento de mecanismos efetivos para a monitoração das atividades ambientais e a transparência das operações.