Loading...

Tecnologia permite geração de energia a partir de pisos de madeira

Cada passo dado tem a possibilidade de gerar energia — se você estiver andando em um novo tipo de piso de madeira.

Pesquisadores de ciências materiais da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram como construir material de piso de madeira que converte a pressão dos pés sobre a madeira em eletricidade.

Xudong Wang, professor associado de Ciência dos Materiais e Engenharia que lidera a pesquisa disse à Business Insider que a ciência por trás dessa tecnologia é bem simples. O piso é feito de polpa de madeira comprimida, que é separada em uma série de pequenas camadas que possuem diferentes cargas elétricas. Cada camada tem menos de um milímetro de espessura e há pequenos espaços entre cada uma delas. Quando as pessoas andam sobre elas, seu peso fazem com que as camadas sejam pressionadas umas contra as outras.

“Basicamente, se nós temos dois materiais diferentes com diferentes habilidades de atração de elétrons, quando colocados juntos os elétrons serão transferidos de um para o outro” afirma Wang.

Em outras palavras, o fato das camadas serem quimicamente tratadas para ter diferentes cargas faz com que os elétrons fluam naturalmente para a outra camada assim que eles entram em contato, gerando uma carga. Então quando as camadas se separam, os elétrons tentam corrigir esse desequilíbrio e voltar para o lugar de onde saíram.

O movimento entre diferente átomos é, por definição, uma corrente elétrica. Para armazenar essa eletricidade, o piso de madeira força os elétrons a passar por um circuito externo ao retornar para corrigir o desequilíbrio de cargas.

Tecnologia permite geração de energia a partir de pisos de madeira 2Esse tipo de energia é chamado de “triboeletricidade” e é gerado quando materiais com carga entram em atrito com outros materiais. É a mesma coisa que acontece quando nossa roupa produz eletricidade estática.

Wang diz que o material pode, atualmente, produzir poucos milliwatts de energia por passo, então seria mais efetivo se usado em lugares com um alto tráfego de pessoas, como shoppings, estádios e estações de metrô.

Embora o piso não poder gerar energia para fornecer para todo um prédio, Wang estima que se 80 mil pessoas em um estádio darem um passo cada, isso geraria energia suficiente para mais de 100 holofotes grandes desse mesmo estádio.  E ainda futuras versões do piso poderiam aumentar a quantidade de camadas para conseguir ainda mais energia.

Os cientistas escolheram fazer o material de polpa de madeira, um material que contem pequenas fibras de celulose que podem ser quimicamente tratadas para gerar cargas elétricas. Celulose é um composto orgânico que constitui as células de plantas e é frequentemente usado como aditivo alimentar.

Polpa de madeira é um material bem barato, então Wang acredita que o preço desse piso gerador de energia não custe mais de que 20% do preço dos pisos de madeira tradicionais.

O próximo passo da equipe é construir um piso entre 15 e 30 m², que Wang espera estar pronto até o fim do primeiro semestre de 2017. A amostra que eles têm no momento é de apenas 30 cm², mas ele está confiante de que maiores versões do produto serão fáceis de se criar.

“Nossa abordagem é bem gradual. É só o processo químico e o prensamento dos painéis de madeira”, diz Wang. “Então essa abordagem está, como eu diria, comercial viável para a produção em larga escala.”

Wang acredita que o produto seja um complemento aos painéis solares, outra forma renovável de energia, que gera eletricidade a partir dos raios solares. Mas ele afirma que o piso de madeira é ainda melhor que os painéis solares, já que eles podem gerar energia não importa onde estejam ou a hora do dia.

“As pessoas andarão sobre os pisos e nem notarão a diferença” ele afirma, “se você olhar, parece simplesmente como um piso normal”.

Fonte: VARINSKY, Dana. These wood floors could generate energy from your steps. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/wood-floors-generate-energy-from-steps-2016-12>. Acesso em 09 mar. 2017.

2017-03-15T10:24:55-03:00