De acordo com um relatório recente da IBA (Indústria Brasileira das Árvores), em 2016 o setor brasileiro de floresta plantada sofreu uma grave crise gerada pelo sério enfraquecimento da economia nacional e pela queda de 3,3% no crescimento do setor florestal em comparação ao ano anterior.
Mesmo essa queda de 3,3% sendo significante para a indústria, ela ainda foi menor do que a economia geral, que teve uma baixa de 3,6%. Em 2016 o setor brasileiro de floresta plantada contribuiu com 1,1% do valor total do PIB e também é responsável por 6,2% da contribuição do setor industrial geral.
O setor de floresta plantada brasileiro foi responsável por gerar R$ 11,4 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais em 2016, que corresponde a 0,9% de todas os impostos coletados no país. Entretanto, esse número foi 5% menor do que o ano anterior, devido à queda nas vendas domésticas de papel, painéis de madeira e produtos de madeira maciça.
Em 2016, a receita de importação da indústria de floresta plantada brasileira alcançou U$ 8,9 bilhões, uma queda de 1,1% em comparação com 2015. A queda nos preços de importação foi a maior responsável para a diminuição da receita. Em termos de volume, houve um aumento de 14% em comparação com o ano anterior.