A resposta para essa pergunta vai depender de onde você deseja instalar o piso. Ambos os pisos de madeira maciça e laminada são feitos com madeira real, então os dois são bons para o meio ambiente.

tipo de piso de madeira

Piso de madeira maciça é exatamente o que parece: uma peça maciça de madeira do início ao fim. A grossura da madeira maciça pode variar, mas geralmente vai de 3/4” a 5/16”.  Um dos vários benefícios da madeira maciça é que pode ser lixada e ser deixada como nova muitas vezes.  Pisos de madeira maciça são ideais para salas de estar e jantar, quartos e até cozinhas e despensas. Praticamente, o único lugar onde não é recomendado o uso de piso de madeira sólida é no porão, mas há solução para essa área também.

Os pisos de madeira laminada também usam madeira real, mas são fabricados usando várias camadas de madeira.  Essas camadas podem ou não ser as mesmas, mas isso não importa, já que o que é visível é só a superfície. Cada camada é direcionada em direções perpendiculares, o que dá uma grande estabilidade ao piso. Isso significa que a madeira não vai ficar contraindo e expandindo durante os picos de umidade e temperatura, diferentemente do piso de madeira sólida que pode fazer isso com mais facilidade.

Pisos laminados podem usar tanto pregos quanto colas especiais para serem instalados. Isso faz com que pisos laminados sejam ideais para porões, mas eles também podem ser usados em outros lugares da casa, como o os de madeira sólida. Embora ele também possa ser lixado e ser deixado como novo, sua vida útil vai diminuindo a cada reforma.

Então, como pode ser visto, os dois materiais são de ótima qualidade e vai depender da sua necessidade e disponibilidade de orçamento para escolher entre um e outro.

Fonte: Which type of wood floor is right for me, solid or engineered? Disponível em: <http://woodfloors.org/top-ten.aspx#type>. Acesso em 16 mar. 2017.