Propriedades do Adesivo

Propriedades do Adesivo

A principal propriedade de um adesivo é unir duas peças ou superfícies. Mas já é possível selecionar no mercado um adesivo em que a forma física deste lhe permita atuar como um suporte para compensar possíveis irregularidades do contrapiso. Isto significa que o adesivo deve ser espesso e firme o suficiente, de forma a não fluir, para se manter em forma de filetes. Portanto, adesivos fluidos não são apropriados para esta finalidade. 56 Guia básico para instalação de pisos de madeira.
Cada tipo de adesivo tem seu tempo de trabalho. Conhecendo esse tempo o instalador só deve aplicar em uma metragem de área de trabalho, em que ele possa acomodar as peças sem prejuízo da adesão de todas as peças.
Em áreas que exigem ajustes e posicionamentos mais demorados, como em cantos, laterais e divisa com outros pisos, a aplicação da quantidade de adesivo deve ser mais cuidadosa.
Vale ressaltar que existe no mercado uma infinidade de adesivos denominados multiuso, mas nem sempre eles são compatíveis com todo tipo de material. Existem adesivos cuja aderência à madeira não tem a resistência requerida para a aplicação de pisos, tais como as colas de contato (popularmente conhecida como cola de sapateiro), instantâneas, plásticas e outras.
Também é muito importante seguir as recomendações do fabricante quanto ao manuseio, aplicação, proporções, não adição de outros componentes, quantidade indicada por metro quadrado, entre outras.
Para tanto, antes do início da instalação e sendo a primeira vez de uso do adesivo, é muito recomendado ler o rótulo da embalagem, a fim de evitar problemas de instalação. Mas em caso de ocorrência de algum defeito, pode-se conseguir a garantia do fabricante do adesivo.
Quando for aplicado um impermeabilizante no contrapiso misturado à massa de cimento ou sobre a superfície, é muito importante consultar os fornecedores do impermeabilizante e do adesivo, para verificar a compatibilidade entre os produtos.
A maioria dos produtos impermeabilizantes conhecidos no mercado é incompatível com os adesivos, uma vez que ambos ocupam os poros do material. Assim a aderência entre o piso de madeira e o contrapiso impermeabilizado certamente não ocorrerá de maneira correta, afetando os níveis de resistência e durabilidade desejados.

 

Material retirado do Livro Guia Básico para instalação de pisos de madeira (Cap.5 página 55)

2018-06-22T11:58:09+00:00junho 19th, 2018|Não categorizado|0 Comments

Leave A Comment