Loading...

Problemas causados na instalação e construção civil

Apesar de todo esforço da indústria para melhoria de seus processos e no desenvolvimento de normas e padrões pela ANPM, ainda se encontram problemas derivados de erros causados na instalação e na confecção de contrapisos ou outras obras civis.

O maior índice de problemas em pisos de madeira é causado pela umidade do ambiente, principalmente provinda da base ou do contrapiso.

Obviamente, o instalador do piso de madeira não deve se responsabilizar pelo contrapiso, porém deve verificar em que estado está a base, fazendo testes de umidade e resistência, como mencionado no capítulo sobre contrapiso.

Na situação A, a madeira absorveu umidade do contrapiso (umidade ascendente do solo para o cimento, e do cimento para a madeira). As situações B e C mostram que foi utilizada areia de construção (encharcada de água) para fechar o espaço vazio abaixo do piso, novamente resultando em absorção, onde nota-se que o piso está fortemente encanoado.

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 06

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 07

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 08

Fazer a verificação da resistência do contrapiso é fundamental para se certificar de que este tem a resistência necessária para suportar as movimentações dimensionais das peças de madeira. No caso de contrapiso fraco, a madeira se eleva do plano original e o que se encontra quando a peça é removida é a situação da Figura 04.

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 09

Figura 04. Camada de regularização sem aderência à base.

Outro problema constante referente ao descolamento do piso de madeira do contrapiso está relacionado com a forma de aplicação do adesivo, seja em pequena quantidade ou por estar mal distribuído na régua, por uso de adesivo não adequado aos materiais ou ainda por falta de contato da madeira com o contrapiso (Figuras 05 e 06).

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 10

Figura 05. Adesivo aplicado em pequena quantidade.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 11

Figura 06. Má distribuição do adesivo na régua

A colagem executada conforme mencionado no parágrafo anterior pode causar os problemas mostrados nas Figuras 07 e 08. São peças do piso que, por falta de aderência da madeira ao contrapiso, se movimentaram com facilidade apresentando o som de peça solta quando se caminha sobre o piso ou, em condição pior, parte da peça se eleva acima do piso.

Além dos problemas de estrutura que ocorrem nos pisos, também podem ser citados os problemas de estética ou de acabamento, os quais deixam a superfície do piso com aspecto desagradável com manchas, riscos, superfície áspera, excesso ou falta da massa de calafetação, além dos mencionados no item 9.1.

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 12

Figura 07: Piso descolado

magem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 13

  Figura 08: Piso descolado

Normalmente estes defeitos são resolvidos apenas com o retrabalho da superfície, através de lixamento adequado e aplicação de verniz. As Figuras 09, 10 e 11 ilustram as situações mencionadas.

A escolha da madeira da cavilha deve ser por uma espécie que seja da cor mais próxima possível da madeira do piso, para que não destaque mais que o piso (Figura 12)

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 14

Figura 09:  Lixamento imperfeito, piso mal acabado

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 15

Figura 10:  Riscos da lixa

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 16

Figura 11: Topos afastados e com excesso de massa de calafetação.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 17

Figura 12: Cavilha de cor muito diferente do piso.

Texto retirado do Livro Guia Básico para Instalação de Pisos de Madeira – Capitulo 9, Pág. 95

2018-08-30T10:36:03+00:00