Loading...

Parafusos

Os parafusos proporcionam maior segurança na fixação do piso de madeira, quando comparados aos pregos. Entretanto, apresentam o inconveniente de exigirem mais tempo de colocação, devido a necessidade de pré-furar as peças.

Os parafusos geralmente usados são os comuns e galvanizados. Os parafusos de latão (polido cromado) e aço inoxidável são utilizados somente por exigência do responsável da obra.

O parafuso para madeira tem um tipo mais aberto de rosca, chamada de auto atarrachante. O rasgo da cabeça pode ser simples (para chave de fenda), em cruz ou cavado (para chave Philips).

Antes de aplicar o parafuso deve-se furar a madeira, sempre usando broca de diâmetro um pouco inferior ao diâmetro do corpo do parafuso.

O parafuso pode ser inserido na superfície ou no encaixe macho em diagonal. Em ambos, a cabeça deve ser rebaixada. Na superfície, deve ser coberta por cavilha ou massa de calafetação e no encaixe deve ser aprofundada sem prejudicar os componentes do encaixe. Nesta situação, a cabeça do parafuso deve ser pequena e cônica.

A fixação do parafuso pode ser feita em barrote ou diretamente na alvenaria (contrapiso ou parede). Neste caso, deve-se usar bucha plástica ou metálica, compatível com o tamanho do parafuso.

2018-11-13T16:01:11+00:00