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O que é Auditoria da Qualidade para pisos de madeira?

 Auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e documentada com a finalidade de verificar a eficiência de programas de qualidade implantados a partir da constatação de evidências objetivas e da identificação de não conformidades, que serve como mecanismo de realimentação e aperfeiçoamento do programa de qualidade. Evidências de auditoria são os registros, apresentação de fatos ou outras informações.

Informações importantes:

  • A auditoria interna da qualidade pode ser realizada por qualquer pessoa da organização desde que esta seja de outra área que não a auditada e que também esteja treinada e capacitada para a realização desta.
  • A auditoria é principalmente voltada para prevenção do que para correção de problemas.
  • As auditorias são um importante sistema de informações para a administração da empresa, pois possibilitam o aperfeiçoamento da qualidade de seus produtos e serviços.

Tipos de Auditoria

As auditorias são classificadas em internas, externas e extrínsecas.

Auditorias Internas: (1ª parte)

Auditorias realizadas para avaliar o Sistema da Qualidade de uma organização dentro do controle direto da organização em sua estrutura.

Auditorias Externas: (2ª parte)

Auditorias do Sistema da Qualidade de uma organização não diretamente dentro de seu controle e não dentro de sua estrutura. Uma auditoria de fornecedor é um exemplo de Auditoria Externa.

Auditorias Extrínsecas: (3ª parte)

Auditorias realizadas por um terceiro independente, que pode ser do Sistema da Qualidade de uma empresa ou de seus fornecedores.

No caso do PQ para pisos de madeira desenvolvido pela ANPM, existem os seguintes tipos de auditorias que podem ser realizados:

Pré-qualificação. Este é o primeiro procedimento a ser realizado para requerer a utilização dos selos de qualidade. O objetivo é avaliar a qualidade do produto em relação às Normas Técnicas mostrando para as empresas a situação atual dos produtos. Consiste em uma avaliação de caráter orientativo.

Auditoria de Produto. O objetivo é verificar se os produtos estão atendendo às exigências das Normas Técnicas existentes.

Auditoria de Processo (opcional). O objetivo é apontar as possíveis fases do processamento que devem sofrer modificações para enquadramento nas especificações. A auditoria no processo é de adoção voluntária, ou seja, apenas para empresas que tenham interesse em obter informações sobre etapas do processamento que talvez devam ser modificadas para atendimento das normas técnicas.

É importante ressaltar que a auditoria da qualidade de produto é realizada para verificar se esses que passaram pela inspeção estão em conformidade com as exigências e necessidades da qualidade.

Essas auditorias geralmente são feitas em produtos acabados e em amostras pequenas. Elas são importantes para saber se os processos de produção saíram do controle e indicar que os problemas tenham se generalizado, pois, caso contrário a probabilidade de se encontrar defeitos em amostras pequenas seria baixa.

A inspeção completa e cuidadosa de uma pequena amostra de produtos assegura que os problemas comuns não saíram da fábrica sem serem detectados. Assim, as auditorias da qualidade representam uma última instância para os defeitos, ou seja, o elo final e crítico de ligação entre a qualidade interna e em campo. Entretanto, as auditorias da qualidade não possibilitam a previsão de taxa de defeitos ou de falhas de campo.

As auditorias externas de 3ª parte podem ser excelentes mecanismos de desenvolvimento para as empresas brasileiras fabricantes de produtos de madeira. Pode também ajudar as empresas a melhorar a qualidade, produtividade e posição competitiva. A certificação ou selo de garantia pode ser uma exigência governamental ou de clientes que querem ter alguma forma de garantia do seu fornecedor.

Material retirado do Livro Auditoria em Certificação da Qualidade para Pisos de Madeira (Cap.1 páginas 9 á 10)

2018-05-03T14:14:13+00:00

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