Loading...

A importância das florestas e vantagem dos produtos de madeira

As florestas têm grande importância econômica, social e ambiental e, se adequadamente manejadas, contribuem com progresso e desenvolvimento.

a) Aspectos econômicos e sociais: A atividade florestal e madeireira consiste em uma importante atividade do país. Em 2012 o setor gerou aproximadamente 736 mil empregos e participou com cerca de 1,47% do PIB (Produto Interno Bruto). A Tabela 01 mostra os indicadores:

Tabela 01. Representatividade do setor de pisos de madeira no Brasil (Ano 2012).

Fonte: ANPM (2011), ABIMCI (2013), ABRAF (2013), IBGE (2014), MTE (2014).

* Inclui o setor de madeiras processadas mecanicamente, não considerando celulose, papel, lenha e carvão.

b) Aspectos ambientais

Grande parte do volume de madeira utilizada para fabricação de pisos é oriunda da floresta amazônica. Esta matéria-prima deve ser proveniente de áreas com planos de manejo florestal sustentável, pois garante ao consumidor a origem legal do produto e manutenção da floresta para gerações futuras. Algumas empresas, comprometidas com o bom manejo de suas florestas, utilizam Certificações Florestais para dar maior garantia e segurança aos consumidores.

Por se tratar de um material proveniente de fonte natural e renovável, além de ser reciclável, a madeira torna-se um produto ecologicamente correto. O uso da madeira certificada deve ser incentivado cada vez mais para todas as aplicações, valorizando assim as florestas brasileiras.

Os produtos feitos de madeira utilizam uma quantidade menor de energia na sua produção (Tabela 02) e são menos poluentes do que outros materiais como o alumínio, aço, concreto, plásticos e outros.

Fonte: CGIMOVEIS, 2009.

É importante destacar a utilização da madeira como um dos mecanismos para a redução do efeito estufa. A madeira é um material fixador de CO₂ da atmosfera. São as árvores jovens, em pleno crescimento, que consomem mais carbono e liberam mais oxigênio. Assim, quando se extrai da floresta as árvores maduras e a madeira é utilizada de forma perene, duplica-se a eficiência da cadeia de CO₂ criada pela fotossíntese.

c) Vantagens técnicas dos produtos de madeira

A madeira é um excelente isolante acústico e térmico. Além de não propagar sons, ajuda a manter a temperatura dos ambientes mais constante ao longo das estações climáticas, contribuindo para o bem estar das pessoas.

Pisos em madeira dificilmente acumulam poeira, sendo de fácil limpeza e manutenção.

A aparência estética dos pisos em madeira é muito agradável, pois existem diferentes padrões visuais e cores variadas, agradando a todos os gostos. Adicionalmente, torna os ambientes mais aconchegantes, proporcionando a sensação de conforto e bem estar.

A madeira também é um material versátil. Devido à variabilidade de tonalidades, desenhos e propriedades físico-mecânicas, a madeira pode atender as mais diversas necessidades técnicas e estéticas, sendo a escolha perfeita para todos os estilos. Como pisos, além do uso residencial, é a opção ideal para palcos, casas de espetáculos, escolas, escritórios, lojas, quadras esportivas, dentre outros ambientes construídos.

As madeiras geralmente utilizadas para pisos apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos, conferindo longa durabilidade ao produto. Uma vez que essas madeiras possuem massa específica de média a alta, apresentam também alta resistência mecânica.

Devido à complementação da sua aparência estética agradável com suas características de durabilidade natural, resistência mecânica e facilidade de manutenção, os pisos em madeira são um produto bastante econômico.

Parte integrante do Livro Guia básico para instalação de pisos de madeira (Cap. 1- páginas 10 á 12)

 

2018-03-28T13:36:35+00:00