Loading...

Fixação do piso de madeira

A perfuração para passagem dos pregos e parafusos deve ser feita com furadeira. O furo pode ser na superfície, no caso apenas de parafusos ou no encaixe macho para pregos ou parafusos. No caso de instalação sobre barrotes, o furo não deve atingir o contrapiso. Quando o piso for instalado sobre barrotes, o parafuso deve ser fixado sobre a superfície do piso, desde que este seja bruto conforme ilustrado na figura abaixo.

fixação do piso de madeira

Dos tipos de parafusos e pregos encontrados, é recomendado o uso daqueles fabricados com aço galvanizado, pois apresentam maior resistência à umidade e consequentemente à deterioração.

Fixação Mista

A fixação mista consiste em instalar o piso de madeira utilizando adesivo e prego ou adesivo e parafuso. Esse sistema é utilizado quando a peça de madeira apresenta um empenamento muito acentuado e é instalada diretamente sobre o contrapiso. Neste caso o parafuso deve ser usado para proporcionar uma maior segurança na fixação.

Em assoalhos brutos, com dimensões a partir de 9,5cm de largura e 2,0cm de espessura,deve-se utilizar cola, parafuso e bucha de 8,0mm, respeitando um espaçamento de 40,0 a 50,0cm entre os parafusos no encaixe macho.

Nos assoalhos envernizados que tenham 9,5cm de largura e 1,8cm de espessura deve-se utilizar cola, parafuso e bucha de 6,0mm. Neste caso o espaçamento entre os parafusos é variável, conforme a situação específica da instalação.

Para esse tipo de fixação é importante salientar que as dimensões dos assoalhos é que irão definir o tipo de material a ser utilizado.

2018-11-13T15:34:53+00:00outubro 16th, 2018|Não categorizado|