Loading...

Fatores que afetam a fixação do piso de madeira

Umidade do contrapiso

Quantidade de água absorvida pelo contrapiso, podendo ocorrer nas seguintes formas: Residual, derrame acidental, ascendente ou por contato com áreas adjacentes.

Residual: Água que foi utilizada na confecção do contrapiso e permanece após a execução do mesmo (secagem insuficiente).

Derrame acidental: Água derramada no contrapiso de forma acidental ou pela natureza (chuva).

Ascendente: Água que é absorvida pelo contrapiso, em contato com solo úmido.

Contato: Umidade absorvida de áreas adjacentes (banheiros ou varandas), sem barreiras impermeáveis.

 Umidade da madeira

Quantidade de água adsorvida pela madeira. Pode ser adsorvida do contrapiso, das paredes ou por derrame acidental.

A madeira pode ganhar umidade por contato direto (derramamento ou contato com área não impermeabilizada), pelo ar do ambiente ou mesmo do contrapiso (residual ou ascendente).

 Falta de juntas de dilatação

A ausência de juntas de dilatação pode impedir a movimentação das peças e, consequentemente, prejudicar a fixação do piso de madeira, causando empenamentos severos ou deslocamento do plano original de instalação.

A junta de dilatação é obrigatória na lateral do piso. Nos topos não é necessária quando a montagem do piso é reta. Nos casos em que as réguas estão em sentido diagonal, espinha de peixe ou outra formação, a junta deve ser deixada nas quatro faces do ambiente, para evitar problemas causados pela movimentação normal da madeira.

Existem casos em que a madeira pode inclusive danificar seriamente as paredes da edificação.

 Impermeabilização

A falta de impermeabilização adequada não afeta somente a fixação do piso, mas também favorece a ocorrência de outros problemas como empenamentos e apodrecimentos.

Planicidade

Contrapisos irregulares podem favorecer a ocorrência de regiões com excesso ou falta de adesivos, enfraquecendo a fixação do piso.

 Incompatibilidade química

A presença de gesso e a utilização de impermeabilizantes a base de óleos vegetais e minerais sobre o contrapiso, pode causar incompatibilidade com os adesivos, prejudicando a fixação do piso.

Artigo retirado do Guia Básico para instalação de pisos de madeira (Capítulo 5, págs. 61- 62).

2018-11-13T15:53:30+00:00outubro 26th, 2018|Não categorizado|