Loading...

Defeitos de processamento

As imagens a seguir apresentam defeitos causados durante o corte e transformação das tábuas em piso e que poderiam ser reprocessados pela própria indústria, evitando que estes defeitos chegassem ao consumidor.

A Figura 01 mostra um topo fora do esquadro. Nitidamente se percebe que haverá necessidade de preenchimento da abertura entre topos com massa de calafetação. O correto seria toda a área dos topos se encostarem, eliminando a colocação de massa de calafetação e assim a possibilidade destas se soltarem com o passar do tempo.

A Figura 02 mostra a variação na largura das réguas que compõem o piso, deixando a estética deste totalmente comprometida. Nesta situação, a colocação de massa de calafetação é a única saída para eliminar as frestas, mas a estética continua desagradável.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 18

Figura 01. Topo fora do esquadro.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 19

Figura 02. Frestas em decorrência da variação na largura das réguas.

A situação da Figura 03 trata de um defeito de empenamento, que pode ser identificado na indústria ou na colocação, e que geralmente acaba sendo evidenciado algum tempo depois da instalação ter sido terminada. Mais uma vez, o cuidado no controle e na instalação falhou. A melhor solução para este caso é a substituição da peça (quando possível) ou o lixamento, que pode não resolver o problema em definitivo, se for tendência da peça ao empenamento.

Também é considerado um erro da indústria o envio de peças com manchas azuladas, esverdeadas, cinzas e pretas causadas por fungos manchadores, problema que pode ocorrer ainda na tora e que permanece na tábua e, finalmente, no piso (Figura 04). Aqui pode-se afirmar que o controle de qualidade falhou em seu trabalho. Porém, o instalador também deveria ter separado as peças e não colocado no piso.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 20

Figura 03. Empenamento.

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 21

Figura 04. Manchas causadas por fungos.

Muitos defeitos podem ser causados na indústria e, para finalizar este item, são apresentadas duas situações em seguida (Figuras 05 e 06), que mostram falta de madeira na superfície e na quina da peça. Geralmente esses defeitos são devidos às ferramentas sem corte, desreguladas ou ainda por manuseio incorreto dos funcionários e que não foram separados pelo controle de qualidade da empresa para correção ou retrabalho.

agem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 22

Figura 05. Falta de madeira na quina da peça

Imagem do livro Guia básico para instalação de pisos de madeira 23

Figura 06. Falta de madeira na superfície da peça.

Texto retirado do Livro Guia Básico para Instalação de Pisos de Madeira- Capítulo 9. Pág 92 á 95

2018-08-30T10:59:39+00:00

Leave A Comment