Conheça sobre a limpeza e produtos para acabamentos

Para a limpeza geral do ambiente utiliza-se espanador, vassoura, aspirador de pó e pano levemente úmido para retirar o pó do piso. Para que a superfície esteja completamente limpa é recomendado fazer a limpeza utilizando aspirar de pó.

Após a limpeza e antes de iniciar à aplicação de seladores e/ou vernizes, deve-se esperar uma hora para assentamento do pó e em seguida novamente limpar com um pano levemente umedecido (quase seco).

Limpeza e manutenção do piso de madeira.

A aplicação de um produto de acabamento deve seguir as orientações básicas, são elas:

  • É necessário que no momento da aplicação do produto o profissional faça um rápido estudo do ambiente a ser trabalhado para definir melhor o processo de aplicação (ponto de partida, arremates, etc.).
  • No momento da aplicação dos produtos, sempre acompanhar o sentido dos veios da madeira, evitando assim, marcas deixadas pelo rolo aplicador em sentido contrário aos veios.
  • Buscar escolher e utilizar produtos compatíveis com a utilização do piso (alto ou baixo tráfego) e a proteção deste em relação à forma de limpeza.

O acabamento do piso pode ser feito apenas com a aplicação de verniz ou com produto selante para aumentar a proteção do piso antes da aplicação do produto final.

Aplicação de produtos de limpeza.

  1. Seladores:

Os seladores são utilizados para preencher e obstruir os poros da madeira, aumentando sua impermeabilização nas camadas superficiais e também impedindo a penetração excessiva do verniz. Desta forma, possíveis problemas de manchas e trincas no acabamento final são minimizados, além de melhorar a aderência e a distribuição das sucessivas demãos de verniz que são aplicadas na sequencia.

Os tipos de seladores mais habituais são: seladores monocomponentes com solventes ou diluídos em água e seladores poliuretânicos bicomponentes.

Os seladores podem ser utilizados em quase todos os pisos de madeira. Entretanto, para algumas espécies, os seladores não devem ser utilizados devido às possíveis reações com componentes químicos da madeira que podem causar manchas.

Sugere-se aos clientes procurarem orientações dos fabricantes dos seladores quanto à indicação de espécies nas quais o produto possa ser utilizado.

Formas de Aplicação:

A aplicação deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante. Para esta operação pode-se utilizar rolo de lã de carneiro com altura de 5,0mm, pincel, espátula, rodo e aplicador americano.

Geralmente deve-se considerar a temperatura ambiente e horário de aplicação (começo ou final do dia) para evitar o efeito casca de laranja, causada por excesso ou falta de produto, secagem rápida do verniz ou ainda à utilização de rolo inadequado durante a aplicação.

Os rendimentos dos seladores são variáveis conforme o tipo de madeira e o lixamento efetuado, normalmente em torno de 10 a 12m²/litro/demão.

O produto deve ser aplicado uniformemente, iniciando sempre próximo ao rodapé e, acompanhando os veios de madeira. Antes de iniciar a aplicação é necessária a vedação do ambiente, evitando a incidência de luz solar direta.

No caso de madeiras que contenham óleos, a aplicação dos seladores deve ser feita imediatamente após a finalização do processo de lixamento.

Processo de aplicação do selador.

  1. Vernizes:

Os vernizes são os produtos que proporcionam o acabamento final do piso de madeira, podendo também conferir resistência ao atrito. Atualmente, existem pisos de madeira que já são fornecidos envernizados, denominados de “piso pronto”, e que dispensam a necessidade de lixamento e aplicação de produtos na obra.

No caso dos pisos não envernizados na indústria, existem diversos tipos de vernizes que podem ser aplicados. A escolha do verniz deve ser feita conforme o efeito desejado (brilho da superfície), da espécie de madeira ou selante, e mesmo da experiência e habilidade do profissional.

Os vernizes para pisos de madeira podem ser à base de ureia e formol, poliuretano com solvente químico ou água.

Quanto ao brilho, os vernizes podem ser brilhantes, semi-brilho (acetinado), foscos e naturais. Alguns vernizes podem alterar a coloração natural da madeira.

 

Formas de Aplicação:

Os vernizes também podem ser monocomponentes ou requerem catalisadores para aumentar a resistência e propiciar secagem mais rápida. Recomenda-se ler o rótulo e seguir às orientações do fabricante do verniz antes da aplicação no piso de madeira.

O rendimento é variável conforme o tipo de madeira, geralmente em torno de 10 à 12m²/litro/demão, de acordo com os fornecedores de vernizes.

Antes do início de aplicação dos vernizes, deve-se certificar que não haja concorrente de ar, próximas às portas e janelas no momento de aplicação ou na secagem do produto, pois isto pode causar danos como bolhas no acabamento final, o efeito casca de laranja manchas.

A aplicação do verniz é realizada com rolo, pincel ou aplicador americano. É aconselhável que a primeira demão seja feita com um rolo de 5,0mm (pelo curto de lã e carneiro).

No caso de verniz à base d’água, aplicam-se duas demãos e em aproximadamente 48 horas o piso já está pronto para o uso. Mas sua cura-se completa oito dias (neste período, evitar o trânsito intenso de pessoas no local).

Do verniz à base de ureia-formaldeído aplica-se uma demão e espera-se um dia para secagem. Na sequência, o piso deve ser lixado (com lixa 150) e feito à limpeza do local. Por último aplicam-se mais duas demãos de verniz e aguarda-se três dias para secagem final do produto e utilização do local.

O tempo de secagem pode durar de 3 a 4 horas, dependendo da absorção da madeira. Caso alguma imperfeição seja notada após a primeira demão, um novo lixamento leve e manual (baixa pressão) é necessário. Ao final, utiliza-se aspirador de pó, seguido de pano úmido bem torcido (quase seco) para limpeza do ambiente.

Aplicam-se outras demãos do produto (duas a três), se recomendadas pelo fabricante. Dependendo do tráfego de pessoas e do cliente podem ser aplicadas mais demãos.

Para locais com trânsito intenso (áreas comerciais e de lazer) e para madeiras muito porosas, pode ser indicada a aplicação de uma demão a mais. Nestes casos, o verniz deve ser bem espalhado no momento da aplicação, para que não fique excesso do produto.

Após finalizar o processo de aplicação do verniz, esperar no mínimo 48 horas para utilização do ambiente. Quanto maior o tempo de cura, mais resistente torna-se o verniz.

2018-11-21T15:09:02+00:00novembro 14th, 2018|Não categorizado|