Loading...

Conheça os Barrotes/granzepes

São peças de madeiras (seção quadrada ou trapezoidal), previamente fixadas no contrapiso (com parafuso e bucha ou chumbada), para fixação do piso através de pregos ou parafusos.

Os barrotes devem ser de madeira de qualidade, dura, seca, bem aparelhados, tratados com tinta impermeabilizante e, geralmente, com 3,0cm de altura, 3,0cm na base superior e 5,0cm na base inferior.

A distância entre os barrotes varia de 30,0 a 35,0cm e o espaço entre eles pode ser preenchido com a própria argamassa utilizada para fixá-los, lã de vidro, areia seca, isopor, etc. O uso de areia deve ser cauteloso, pois areia com pequeno teor de umidade pode causar grande empenamento na madeira.

O enchimento entre os barrotes com argamassa, cimento ou produto com alto teor de umidade na massa não é muito recomendável. Porém, nestes casos devem se proceder medições do teor de umidade, até que atinjam valor adequado para a instalação do piso de madeira.

Para o bom acabamento do piso é importante que os assoalhos fiquem bem prensados uns contra os outros, evitando o aparecimento de frestas entre eles. A execução deste procedimento pode ser feito através de uma peça de madeira em forma de cunha ou um pedaço do assoalho que se encaixe perfeitamente, para bater com o martelo e forçar a peça na lateral.

Na instalação com parafusos na superfície, primeiro é preciso fazer o furo para a cabeça do parafuso e na sequência o furo para o corpo do parafuso. Este pode ser colocado tanto com bucha ou parafusado diretamente no barrote.

Texto retirado do Livro Guia Básico para Instalação de Pisos de Madeira – Capitulo 5, Pág. 59

Barrotes

2018-11-13T15:56:03+00:00setembro 4th, 2018|Não categorizado|