Condições e Equipamento

Condições e Equipamento

Vários são os fatores que devem ser considerados para a perfeita colagem do piso de madeira, entre eles o próprio piso, o contrapiso, o ambiente e as ferramentas e equipamentos adequados ao trabalho.
Como mencionado anteriormente, o próprio piso de madeira deve cumprir todas as recomendações do Capítulo 2 dessa publicação, principalmente relacionadas à umidade das peças e à regularidade da superfície voltada a base de instalação.
Ainda é necessário mencionar que não se deve fazer nenhum tipo de tratamento na madeira (face de baixo) que venha a prejudicar a qualidade da colagem, como a aplicação de:

• Seladores e vernizes;
• Substâncias oleosas não voláteis, como gorduras e óleos, pois formam uma película entre a madeira e o adesivo;
• Substâncias biocidas utilizadas para tratamento da madeira;

Outros produtos químicos que possam reagir com os adesivos PVA, de forma a modificar suas propriedades.
Para o contrapiso, devem ser seguidos os passos apresentados nos Capítulos 3 e 4, os quais indicam como construir e proteger esta parte do conjunto, sem prejudicar a aplicação do adesivo e sua função.
As condições ambientais ideais no local da instalação com utilização de adesivos é temperatura na faixa entre 15 a 25°C e umidade relava do ar entre 30 e 75%. A utilização do adesivo fora das faixas recomendadas deve ser verificada com o fabricante.
Ferramentas utilizadas na aplicação
Antes de iniciar a aplicação do adesivo deve-se providenciar todos os equipamentos e ferramentas necessários para que o serviço seja executado com qualidade e eficiência. Os principais equipamentos e ferramentas empregados na aplicação de adesivos são:
a) Para limpeza do local: vassoura, espátula de metal, marreta, talhadeira e aspirador de pó.
b) Preparo do adesivo: máquina furadeira ou batedor (no caso de adesivo bicomponente).
c) Para aplicação do adesivo: espátula dentada de plástico ou metal, conforme orientação do fornecedor. A espátula de metal tem a vida útil maior.
d) Equipamento de Proteção Individual (EPI): luva cirúrgica e máscara.

2018-06-15T13:52:39+00:00junho 26th, 2018|Não categorizado|0 Comments

Leave A Comment